Fonte de S. João
A noite de S. João é uma das mais vividas lá para os lados do Porto. Em Braga os festejos não são menores. Em Vildemoinhos, Viseu, a festa conhecida por Cavalhadas também não é menos rija. Por aqui e por ali, encontra-se onde menos se espera um grupo de amigos de volta das tradicionais fogueiras e sardinhas.
Por terras do vale de Besteiros, foram vários os locais onde podemos encontrar a bela sardinha a acompanhar a broa. E o Tourigo não foi excepção.
A AFERT, como associação recreativa que é, não quis deixar passar em falso este dia sem que os seus sócios se pudessem juntar à volta da fogueira onde o cheiro a sardinha, fresca e luzidia, não deixava por ali ninguém indiferente.
Por outro lado, com toda a sua simbologia referente à época, decidiu construir no seu largo uma bonita fonte, toda ela enfeitada com eros, alguns vasos com flores e uma bica de água sempre a correr para a bilha de barro.
A maior surpresa foi de manhã, quando ao passarmos em frente à mesma nos deparámos com um cenário ligeiramente diferente! Parece que durante a noite alguém decidiu aumentar os enfeites da fonte, ornamentando-a com mais alguns vasos. Diz a tradição que os moços iam durante a noite buscar os vasos das moças solteiras, colocando-os no largo da população, para durante o dia poderem ver as moças sair de casa em buscas das suas flores.
Se alguém conhecer o ou a dona, é favor informar. Mas parece que este não foi o único local abençoado pela noite. Também o recém construído muro, junto à padaria velha, teve direito a alguns ornamentos, senão vejamos:
que noite agitada esta no Tourigo! parabens a todos os que mantêm o esforço de não deixar morrer estas tradições