VIII Convívio de Folclore

Mais um ano é sinónimo de mais um aniversário para o Rancho Folclórico Rosas do Tourigo. Na altura em que vai na oitava edição, o seu Convívio de Folclore decorreu ao longo deste primeiro fim-de-semana de Agosto.

Nascido de uma brincadeira de carnaval em 1990, actuou em diversos palcos do país durante sensivelmente três anos, terminando posteriormente as suas funções. Oito anos mais tarde, a determinação conjunta de algumas pessoas trouxe uma nova vontade de fazer renascer o grupo. O objectivo continuava a ser o mesmo: recolher, preservar, divulgar e enaltecer os costumes e tradições da região da Beira Alta. Assim foi e desde aí nunca mais parou.

Em Janeiro de 2008 dá origem à Associação Folclórica e Recreativa de Tourigo, no qual se encontra actualmente inserido. Presentemente fazem parte do Rancho cerca de quinze instrumentistas, tocando o acordeão, viola-baixo, bandolim, cavaquinho, violino, harmónica, tambor, ferrinhos, reco-reco e pandeireta; e vinte dançarinos, dez pares. As coreografias estão sob a orientação do ensaiador António Rodrigues.

Tem marcado presença em muitas actividades culturais por todo o país, não só em em festivais mas também na Ficton de Tondela, em 2002, em Desfolhadas, Janeiras, Carnavais e, desde 2003, nas Marchas de Santo António realizadas no Concelho de Tondela.

Sábado, 1 de Agosto

O primeiro dia do convívio encetou actividades com o já habitual jogo de futebol que coloca frente a frente solteiros e casados. A rivalidade é grande e os mais experientes traziam vantagem do ano passado, pelo que se esperava um grande confronto de titãs.

Eram 18h quando o esférico começou a rolar. Do lado dos solteiros o treinador avisava que conhecia bem a equipa adversária e não havia motivo para alarme, uma vez que todos eles tinham iniciado funções nos SOLTEIROS F.C. Contudo, do lado dos casados, a confiança era igualmente bastante. Ao que tudo indica, alguns jogadores da equipa adversária andam a preparar a sua transferência para o CASADOS F.C. para além disso, tinham acabado de chegar algumas contratações de última hora, vindas directamente do estrangeiro.

O jogo teve uma duração de 30 minutos para cada lado, findo os quais o resultado se apresentava 9 para o SOLTEIROS F.C e 7 para o CASADOS F.C. A desforra foi consumada, mas no final a amizade e boa disposição falaram mais alto. Na sede da AFERT a noite prosseguia com uma sardinhada para ambas as equipas, para todos os familiares dos membros do Rancho Folclórico e ainda para aqueles que se quiseram juntar ao convívio. Mais tarde, o baile ficou a cargo da BANDA LARGA. Foi uma noite agradável que, com a ajuda do “S.Pedro”, juntou uma multidão considerável para um pezinho de dança.

Domingo, 2 de Agosto

No domingo todos os ranchos estavam convidados para um almoço convívio. Por força maior, apenas esteve ausente o Rancho Folclórico “As Cantarinhas” de Molelos, a quem desde já agradecemos por terem aceite o convite feito um pouco em cima da hora. Da ementa constou o já habitual porco no espeto, acompanhado por um delicioso arroz de feijão.

convivio_6  convivio_4

Mais tarde deu-se início ao festival de folclore. Após a apresentação inicial, as entidades oficiais fizeram a gentileza de entregar algumas lembranças na nossa região, bem como uma fita referente ao convívio. Em representação das associações locais subiu ao palco a D. Anabela (AFERT), o Sr. Alexandre (CCDT) e o Sr. Manuel Ventura (CST – IPSS); a representação da Junta de Freguesia esteve a cargo da D. Joana; em representação da Igreja esteve presente o pároco local, Sr. P.e Vilarinho e em representação do convivio_1Município de Tondela, o Dr. José António, Vereador do Pelouro da Cultura que em breves palavras fez questão de salientar o papel do folclore na preservação dos valores culturais. Um agradecimento especial a cada uma destas entidades, sobretudo porque é importante lembrar que só quando trabalham em consonância, a população sai favorecida.

O festival prosseguiu. As centenas de pessoas que estiveram presentes não pouparam aplausos aquando da actuação do: R. Folclórico Rosas do Tourigo, R. Folclórico e Etnográfico de Cabeço de Montachique – Loures; R. Folclórico “As Ceifeiras” de Alter do Chão; R. Folclórico Carvalhense – Figueira da Foz e o Rancho Folclórico “As Cantarinhas” de Molelos.

Agradecimentos

Para terminar não podemos deixar de fazer alguns agradecimentos. Aos vários patrocinadores, à Junta de Freguesia de Tourigo, à Câmara Municipal de Tondela e à Fundação Inatel. Agradecer ainda a ambas as padarias locais pelo apoio prestado, bem como a todos os presentes com especial atenção pelos emigrantes acabados de chegar para as merecidas férias e ainda a quem nos seguiu em directo através da transmissão vídeo/áudio no site www.afert.tourigo.com