Recolha de Sangue na AFERT
O instituto Português do Sangue veio este fim-de-semana a púbico informar que o elevado consumo de sangue que se tem feito sentir provocou uma baixa acentuada nas reservas nacionais de sangue. Para além dos jornais, a informação pode ser vista na primeira página do site desta entidade. O apelo do IPS vai no sentido das pessoas que se sentem bem de saúde e em condições para dar sangue o façam assim que possível.
Durante o fim-de-semana vários foram os locais que estiveram de portas abertas para a realização dessa recolha e muita foi a afluência pelo país fora, com destaque para a região de Lisboa. No entanto, face a uma possível tragédia como assistimos recentemente no Haiti, todas as reservas são poucas.
É nesse sentido que a AFERT se junta a esta luta recebendo no próximo dia 27 de Fevereiro (sábado) uma equipa móvel do Instituto Português do Sangue para proceder a uma recolha de sangue, entre as 9h e as 13h.
A experiência que temos tido mostra que as pessoas são solidárias e aderem em massa a esta iniciativa. Não só do Tourigo como da freguesia vizinha de Barreiro de Besteiros e Castelões muitos são os que vem até nós nesse dia. Mais uma vez lembramos que todo o processo é executado por enfermeiros credenciados e monitorizado por médicos que no local fazem a despistagem e avaliação de cada utente.